top of page

Assédio moral no trabalho

Este assunto no mínimo daria um livro, porém para começar a entender este assunto extremamente complexo, devemos conhecer os pontos principais para po­der identificá-lo e combatê-lo.


Assédio moral é qualquer conduta, ação ou omissão, por meio da qual qualquer pessoa no local de trabalho ofende, xinga, humilha, exclui, ironiza, desmoraliza, abusa, agride, enfim, ofen­de a dignidade, a integridade física ou mental de um trabalhador(a), de forma repetida e contínua, ameaçando seu emprego ou desestabilizando seu ambiente de trabalho.


O trabalho deve ser um local que promova a saúde e não o adoecimento do trabalhador. Há limites. Vivemos situações onde há uma potencialização de cobranças normais, ou seja, tudo é assédio, até casos claros de assédio moral extremamente adoecedores.


Qualquer pessoa no local de trabalho pode ser o assediador: seu chefe, supervisor, gerente, su­perior ou colega de trabalho. É classificado como descendente se a ação é de um superior hierár­quico sobre um subordinado, horizontal quando ocorre entre pessoas do mesmo nível hierárquico e ascendente quando parte do subordinado em relação ao seu superior hierárquico (comum em serviços públicos).


O assédio pode acontecer por meio de gritos, insultos, palavrões, atitudes, ofensas, ironias, ex­clusões, etc. Alguns exemplos:


  • Você é mesmo difícil... Não consegue apren­der as coisas mais simples! Até uma criança faz isso... Só você não consegue!

  • É melhor você desistir! Não é para gente como você!

  • Lugar de doente é em casa!

  • Se você não quer trabalhar... por que não dá lugar para outro?


O assediado dever dar visibilidade à agressão, procurando ajuda de colegas e do departamento responsável por pessoas. Procurar seus superiores na empresa, evitar conversas com o agressor sem testemunhas e por fim, buscar apoio junto aos seus familiares, amigos e colegas.

A professora Margarida Barreto, uma das maiores pesquisadoras no assunto, diz que os alvos preferências em empresas brasileiras são:


  • As pessoas que têm problemas de saúde.

  • Retornam de licença maternidade ou de afastamentos após acidentes de trabalho.

  • Têm mais de 35 anos.

  • São questionadores, principalmente sobre políticas internas da empresa.

  • São solidárias com outras pessoas que são assediadas.


Brincadeiras e zombarias são comuns nos ambientes de trabalho e podem ser vistas como nor­mais, desde que não passem do humor sadio para o terror psicológico.

Já sou meio “rodado” no mundo corporativo e confesso que já vi de tudo, em alguns casos duas vezes. Nada mais eficaz para o combate ao assédio que o investimento em bem estar. Pode escrever, digo, por favor escreva.

Comments


COPYRIGHT © 2020 EDUARDO ARANTES. ALL RIGHTS RESERVED

  • Preto Ícone LinkedIn
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
bottom of page