Sol
- Dr. Eduardo Arantes

- 20 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
Nós brasileiros amamos o sol. Quando falamos em sol vamos a dois extremos: excesso de câncer de pele e falta de vitamina D. O câncer de pele é o mais comum no Brasil e vivemos uma “epidemia” de falta de vitamina D. O sol é herói ou vilão?
A vitamina D tem no organismo, além de outras funções, facilitar a absorção de cálcio que é essencial para o desenvolvimento dos ossos e dos dentes. Como melhora a fixação do cálcio nos ossos, evita uma doença chamada osteoporose. E você só descobre que tem osteoporose quando quebra um osso importante ou faz exames preventivos.
Além disso, a vitamina D previne doenças como obesidade e diabetes e é fator de proteção para os músculos e a imunidade. Nossos músculos têm receptores para a vitamina D que dão potencia máxima a eles. Ao contrário das outras vitaminas, o corpo produz cerca de 90% da vitamina D de que necessitamos e o restante vem dos alimentos. Os alimentos são pobres em vitamina D. A principal concentração está no óleo de fígado de bacalhau (credo). Ela também está presente no salmão, atum, sardinha e na gema dos ovos.
O sol, especificamente os raios ultravioletas, age numa molécula precursora na pele que se transforma numa forma inativa da vitamina D e esta será convertida, em vitamina D ativa, no fígado e nos rins.
Se você toma menos sol, possivelmente faz menos exercícios físicos, brinca menos e é mais infeliz. Não estou julgando, só achando.
Dica: Tome sol durante cinco a trinta minutos, duas vezes por semana ou
Dica: Tome sol no corpo inteiro a cada dois ou três meses, por tempo suficiente para deixar a pele um pouco mais “moreninha”.
Sempre bom lembrar, evite os horários mais perigosos para a pele. Não entrou como dica, pois esta não é tão inusitada. O câncer de pele ainda á o mais comum tipo de câncer no Brasil. Um dos seus tipos, chamado melanoma pode ser extremamente agressivo. Quando falamos em radiação, logo nos lembramos de casos como Chernobyl e do Césio-137 em Goiânia, este considerado um dos maiores acidentes radiológicos do mundo. O Sol também emite radiações que alteram a estrutura do nosso DNA e provocam o câncer.




Comentários