top of page

Atividade Física

Ótimo tema para começar a reavaliar seu estilo de vida. Eu sei que você não aguenta mais ler sobre os benefícios da atividade física e também não aguenta mais a grande cobrança de médicos e de seus familiares. Mas, já que você começou a ler a dica, já deu os primeiros passos, sem trocadilhos.


A atividade física só não faz chover. Previne tudo, de câncer a depressão, de pressão alta a osteoporose, de apneia do sono a diabetes, de Alzheimer a doença de Parkinson. Futuramente, para um empréstimo bancário sair, você não poderá ser sedentário. Pode escrever! Também para arrumar um emprego, ter um seguro saúde, casar, etc. Sou muito bem casado, mas confesso que se fosse casar de novo, mulheres tabagistas e sedentárias teriam bastante dificuldade de conquistar-me.


As recomendações, com as melhores evidencias cientificas, são bem claras: acumule pelo menos 150 minutos de atividade física na semana. Algo em torno de 30 minutos, cinco vezes por semana. Parece fácil, porém ninguém faz. Alvo parado, tá morto. Continue parado, como um cone e você verá aonde irá “parar”. A cadeira e o sofá são o cigarro do século XXI, pois o sedentarismo hoje, mata mais que o cigarro.


Há séculos são reconhecidos os efeitos do exercício na saúde. O imperador Amarelo Huang-Ti viveu na China 2600 A.C; a ele atribui-se a frase: “o corpo precisa de exercício... o exercício expele o ar viciado, melhora a livre circulação e afasta a doença”.


Dica: Suba escadas todo dia, pelo menos três andares. Não se esqueça de utilizar o corrimão, sempre.


ree

Hipócrates afirmara há 2000 anos: “todas as partes corporais, se usadas com moderação e exercitadas, tornam-se saudáveis e envelhecem mais lentamente; se pouco utilizadas, tornam-se mais sujeitas às doenças e envelhecem rapidamente”.


No livro A República, Platão disse: a falta de atividade física destrói a boa condição de qualquer ser humano, enquanto o movimento e o exercício metódico o salva e o preserva. Coisa de filósofo.


Um provérbio antigo afirma: “todo homem possui dois médicos, sua perna direita e sua esquerda”.


Vamos trazer mais algumas informações. Já tratamos o sedentarismo como vício. Isso mesmo, como o tabagismo. A relação do sedentarismo com algumas doenças é assustadora e muitas de nossas doenças têm gênese na preguiça ou na gustação (também comemos demais).


Ao caminhar por 30 minutos, suando um pouquinho, o corpo começa a quebrar os estoques de gordura. O exercício acelera o coração e consequentemente fortalece seus músculos.


Caminhando regularmente, os vasos se dilatam e a pressão fica sob controle. Mais sangue vai para os músculos e eles são fortalecidos, ou seja, um bálsamo para seu corpo e sua mente. O exercício fortalece o sistema imunológico, os ossos, melhora a flexibilidade, o sono, o sexo, etc.


Dica: Mesmo nas escadas rolantes, ande, pois os degraus são maiores. Não se esqueça de utilizar o corrimão, sempre.


A Universidade de Cambridge concluiu que a falta de exercícios é duas vezes mais perigosa que a obesidade, no que diz respeito à longevidade. O sedentarismo tira mais anos de vida do que a obesidade!


Alguns pesquisadores sérios disseram que quem fica mais de 7 horas por dia sentado tem um aumento de 112% no risco de desenvolver diabetes, 147% de ter doenças cardiovasculares, como o infarto e 49% mais chance de morrer precocemente.


Segundo Confúcio, uma jornada de 1.000 km começa com um primeiro passo.


Dica: Tire esta bunda da cadeira.


Dica: Em longas filas, movimente-se sem precisar sair do lugar.


Recentemente o governo queria tirar a obrigatoriedade da educação física nas escolas. Um absurdo.


Dica: Leve a educação física para sua empresa. Que tal um grupo de caminhada?

Categoria: Atividade Física, Sedentarismo

Comentários


COPYRIGHT © 2020 EDUARDO ARANTES. ALL RIGHTS RESERVED

  • Preto Ícone LinkedIn
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
bottom of page