Check Up
- Dr. Eduardo Arantes

- 27 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
Falar de doença é sempre mais fácil que de prevenção. Pedir exames é mais fácil que estimular a atividade física. Prescrever medicamentos é mais fácil que controlar a alimentação. Mas, mesmo assim, fazer alguns exames preventivos são importantes e recomendo um bom e honesto check up. Como diz um dos aforismos mais populares, dito pelo saudosíssimo Ramazzini: “Prevenir é melhor que remediar”. Algumas adaptações: “Prevenir é mais barato que remediar”. “Prevenir é menos doloroso que remediar”.
A medicina diagnóstica evoluiu ao longo da história da humanidade. Temos à nossa disposição um arsenal de exames para um seguro diagnóstico precoce. Evoluímos desde a época em que o teste da gravidez chamado Galli-Mainini consistia na observação da reação do sapo macho ao contato com a urina da paciente.
Lembrando que o check up é diagnóstico precoce não é prevenção de doenças. O objetivo é fazer um rastreamento (screening) de possíveis doenças. Não é porque você faz exames que estará livre das doenças. Você só se livrará das doenças mudando seus hábitos. Quantos pacientes atendi que faziam rigorosamente seus check ups, porém não faziam absolutamente nada pelo seu bem-estar. Outra dádiva do diagnóstico precoce: doenças identificadas nas fases iniciais evitam tratamentos mais agressivos. Em alguns casos de câncer, com o diagnóstico precoce, a temida quimioterapia poderá não ser preciso. E o melhor, alguns tipos de câncer, quando diagnosticados precocemente, como o câncer de mama, há 90% de chance de cura.
Temos excessos, cerca de 20% dos custos dos planos de saúde são com exames e os mais pedidos são as vitaminas D e B12. Antes de solicitar ao seu médico a dosagem da vitamina D, leia a dica sobre um “sol”. É lógico que nossa Vitamina D está baixa, simplesmente não tomamos sol.
Procure seu médico. Só ele poderá definir quais exames são indicados para sua faixa etária, gênero, estilo de vida, histórico familiar, etc. Aqui surge o paradoxo da escala e da alfaiataria. Os check ups têm que ser sob medida e personalizados.
Dica: faça, pelo menos uma vez ao ano, uma consulta e o check up indicado pelo seu médico.
Dica: todo homem bem-sucedido faz seu check up.
Uma dica para os colegas médicos, antes de pedir exames, uma minuciosa anamnese e exame clínico são necessários.




Comentários