top of page

Conjuntivite

Nossos olhos têm uma membrana transparente que os envolve e vai até a parte inferior das pálpebras. Ela é a famosa conjuntiva ocular, daí o nome conjuntivite quando esta inflamada.


As principais formas de conjuntivite são as infecciosas, alérgicas ou tóxicas. Tem grande importância no dia-a-dia, pois pode causar afastamento do trabalho de 7 até 20 dias, laém de ser extremamente desconfortável.


As principais causas são: bactérias, vírus, infecções sexualmente transmissíveis (IST) e substâncias que podem irritar os olhos como fumaça, poeira, xampus, cloro de piscina, entre outras.


Os sintomas são muito variáveis, em geral temos olhos vermelhos e sensação de areia nos olhos (em praticamente todos os casos); visão turva (maioria dos casos); coceira e presença de muco (principalmente nas alérgicas). Nas infecciosas é muito comum dor e sangramento, lacrimejamento, secreção amarelada e grossa, principalmente ao acordar e sensibilidade à luz.


DICA: a principal recomendação é sempre lavar as mãos antes e depois de tocar os olhos.


Se estiver com conjuntivite, evite a propagação não coçando os olhos, não deixe a secreção acumular e separe os seus itens de uso pessoal (toalhas, fronhas, lençóis, talheres, canetas, copos, etc.).


DICA: nunca compartilhe maquiagem ou lentes de contato.


Como as causas são variáveis, sempre procure um médico para o tratamento. Caso não haja necessidade de um colírio com antibiótico, algumas orientações são para quase todos os casos: compressas geladas, limpeza do rosto e das pálpebras com água e sabão neutro para eliminar as crostas e suspensão do uso de lentes de contato (elas deverão ser trocadas por novas após a cura da doença.

Comentários


COPYRIGHT © 2020 EDUARDO ARANTES. ALL RIGHTS RESERVED

  • Preto Ícone LinkedIn
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
bottom of page