top of page

Memória – Dicas Inesquecíveis

Os idosos fazem tarefas rotineiras como fritar um ovo com muita facilidade e destreza. Esta é a chamada memória processual. Mas pergunte a um idoso sobre fatos recentes (a chamada memória episódica e de trabalho), sobre onde receberam uma informação (memória de origem) e lembrar-se de coisas a fazer (memória prospectiva) e verá a grande dificuldade.


Doenças que acometem o cérebro de maneira extremamente agressiva como a esclerose múltipla, o Alzheimer, o Parkinson e o acidente vascular cerebral (AVC) têm como principal prevenção o exercício da mente. Precisamos, além do corpo, deixar o cérebro ativo.


Exercitar o cérebro é como exercitar os músculos. Quando flexionamos os músculos e exercitamos o cérebro as ideias e as impressões brotam. A palavra academia tem origem em “Academo” o jardim público em Atenas onde Platão ensinava filosofia e se praticava ginástica. Outro bálsamo.


Dica: aprenda a palavra nova na segunda e utilize-a durante a semana em pelo menos uma conversa.


Dica: faça lista de tarefas e programe-as no celular.


Dica: tenha interesses variados.


Experimente coisas novas. Não há nada de errado em mudar rotinas e atitudes.


Dica: crie o hábito de fazer perguntas.


Dica: faça uma leitura diária, solucione problemas do dia a dia de maneiras diferente e ouça música.


Alguns alimentos são verdadeiros elixires para o cérebro. Eles melhoram a memória, o raciocínio e a capacidade de atenção. São eles, o ovo, o chá-verde, salmão, amêndoa, banana e o chocolate amargo. O ovo é rico em colina que é um nutriente para a produção da acetilcolina que facilita a transmissão de informações entre nossos neurônios. O chá-verde é rico em polifenóis que protegem os mesmos neurônios. O salmão é rico em ômega-3 que diminui o risco de demência e melhora a transmissão dos impulsos nervosos. A amêndoa é rica em vitamina E que além de aumentar a atenção, retarda o envelhecimento do cérebro. A banana e seu triptofano, melhora o humor, evita a insônia e a ansiedade, pois ele é usado na produção da famosa serotonina. Por fim, o chocolate amargo, que consumido de forma moderada, é ótimo para evitar o envelhecimento cerebral.


Dica: inclua ou mantenha em sua dieta o ovo, o chá-verde, salmão, amêndoa, banana e o chocolate amargo.


A perda de memória pode ser inexorável, caso não tenhamos alguns cuidados básicos. Exercício físico, boas noites de sono e diversão são excelentes para a memória. Cuidado com a obesidade e o excesso de informação, inimigos da boa memória. O excesso de TV também é um veneno e faça atividades que estimulem o cérebro.


Após os 25 anos, começamos a perder neurônios. Uma boa notícia: a chamada “teoria das sinapses” não deixa que o cérebro perca a capacidade de pensar, mesmo com a redução do número de neurônios. Uma pessoa com 40 anos que “movimenta” seu cérebro com leitura, por exemplo tem a mesma capacidade intelectual dos 20 anos.


Dica: leia um livro por semestre. O volume e o tema você escolhe. Comece pelos meus!


Ao adquirir novas bagagens impedimos a ação de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, além de reforçar nossa reserva cognitiva, ampliando nosso conhecimento, nossa autoestima e as relações sociais. Nada é mais feio que falar errado.


Dica: procure conversas instigantes. Tudo, menos futebol e nos tempos atuais, a política!


A memória é uma atividade complexa e combina várias funções cerebrais. As atividades cerebrais só são mantidas quando o cérebro é estimulado regularmente.


Dica: que tal aprender uma nova língua?


Dica: tenha e mantenha projetos, sejam pequenos ou grandes.


Realizar sua própria jardinagem, ir ao cinema ou ao teatro com regularidade, visitar um amigo, organizar uma viagem são exemplos de projetos legais.

Comments


COPYRIGHT © 2020 EDUARDO ARANTES. ALL RIGHTS RESERVED

  • Preto Ícone LinkedIn
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
bottom of page