Memória – Dicas Inesquecíveis
- Dr. Eduardo Arantes
- 23 de jul. de 2020
- 3 min de leitura
Os idosos fazem tarefas rotineiras como fritar um ovo com muita facilidade e destreza. Esta é a chamada memória processual. Mas pergunte a um idoso sobre fatos recentes (a chamada memória episódica e de trabalho), sobre onde receberam uma informação (memória de origem) e lembrar-se de coisas a fazer (memória prospectiva) e verá a grande dificuldade.
Doenças que acometem o cérebro de maneira extremamente agressiva como a esclerose múltipla, o Alzheimer, o Parkinson e o acidente vascular cerebral (AVC) têm como principal prevenção o exercício da mente. Precisamos, além do corpo, deixar o cérebro ativo.
Exercitar o cérebro é como exercitar os músculos. Quando flexionamos os músculos e exercitamos o cérebro as ideias e as impressões brotam. A palavra academia tem origem em “Academo” o jardim público em Atenas onde Platão ensinava filosofia e se praticava ginástica. Outro bálsamo.
Dica: aprenda a palavra nova na segunda e utilize-a durante a semana em pelo menos uma conversa.
Dica: faça lista de tarefas e programe-as no celular.
Dica: tenha interesses variados.
Experimente coisas novas. Não há nada de errado em mudar rotinas e atitudes.
Dica: crie o hábito de fazer perguntas.
Dica: faça uma leitura diária, solucione problemas do dia a dia de maneiras diferente e ouça música.
Alguns alimentos são verdadeiros elixires para o cérebro. Eles melhoram a memória, o raciocínio e a capacidade de atenção. São eles, o ovo, o chá-verde, salmão, amêndoa, banana e o chocolate amargo. O ovo é rico em colina que é um nutriente para a produção da acetilcolina que facilita a transmissão de informações entre nossos neurônios. O chá-verde é rico em polifenóis que protegem os mesmos neurônios. O salmão é rico em ômega-3 que diminui o risco de demência e melhora a transmissão dos impulsos nervosos. A amêndoa é rica em vitamina E que além de aumentar a atenção, retarda o envelhecimento do cérebro. A banana e seu triptofano, melhora o humor, evita a insônia e a ansiedade, pois ele é usado na produção da famosa serotonina. Por fim, o chocolate amargo, que consumido de forma moderada, é ótimo para evitar o envelhecimento cerebral.
Dica: inclua ou mantenha em sua dieta o ovo, o chá-verde, salmão, amêndoa, banana e o chocolate amargo.
A perda de memória pode ser inexorável, caso não tenhamos alguns cuidados básicos. Exercício físico, boas noites de sono e diversão são excelentes para a memória. Cuidado com a obesidade e o excesso de informação, inimigos da boa memória. O excesso de TV também é um veneno e faça atividades que estimulem o cérebro.
Após os 25 anos, começamos a perder neurônios. Uma boa notícia: a chamada “teoria das sinapses” não deixa que o cérebro perca a capacidade de pensar, mesmo com a redução do número de neurônios. Uma pessoa com 40 anos que “movimenta” seu cérebro com leitura, por exemplo tem a mesma capacidade intelectual dos 20 anos.
Dica: leia um livro por semestre. O volume e o tema você escolhe. Comece pelos meus!
Ao adquirir novas bagagens impedimos a ação de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, além de reforçar nossa reserva cognitiva, ampliando nosso conhecimento, nossa autoestima e as relações sociais. Nada é mais feio que falar errado.
Dica: procure conversas instigantes. Tudo, menos futebol e nos tempos atuais, a política!
A memória é uma atividade complexa e combina várias funções cerebrais. As atividades cerebrais só são mantidas quando o cérebro é estimulado regularmente.
Dica: que tal aprender uma nova língua?
Dica: tenha e mantenha projetos, sejam pequenos ou grandes.
Realizar sua própria jardinagem, ir ao cinema ou ao teatro com regularidade, visitar um amigo, organizar uma viagem são exemplos de projetos legais.
Comments