Reforce a musculatura abdominal
- Dr. Eduardo Arantes

- 17 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
Vamos abordar este assunto de duas formas. A primeira: a falta de musculatura no abdome é muito prejudicial para a coluna e a segunda: a gordura abdominal é prejudicial para a saúde de todo o corpo. A dor nas costas é um dos sintomas mais comuns na população e a barriga pode provocar doenças muito graves.
A musculatura abdominal enfraquecida prejudica a coluna aumentando a lordose fisiológica. Lordose é quando ficamos com a bunda mais empinada. Lindo nas mulheres, mas péssimo para a coluna delas e a nossa também. A metade do peso corporal está em equilíbrio estável sobre a coluna lombar e quem estabiliza esta região é a musculatura abdominal. É muito peso para estes ossos e os músculos agem como uma espécie de cinta sendo muito importantes para a postura do corpo.
A musculatura abdominal também é sinal de vida. Lembre-se que a barriga é prelúdio de morte prematura. Se você está barrigudo ou barriguda e tem dois dos critérios abaixo, seu coração é uma bomba relógio, pois a qualquer momento você poderá ter um evento cardiovascular agudo que poderá ser uma dor no peito (angina ou um infarto) até uma morte súbita.
· Pressão alta,
· Glicemia acima de 100 miligramas por decilitro ou a presença de diabetes já diagnosticado,
· Colesterol bom (HDL) menor do que 50 miligramas por decilitro nas mulheres e 40 miligramas por decilitro nos homens e
· Triglicérides acima de 150 miligramas por decilitro.
Mas como os músculos abdominais podem contribuir para a saúde do meu coração. Não quero que você adquira apenas músculos no abdome, na verdade gostaria que você perdesse mais gordura. Com as dicas você terá mais músculos e menos gordura.
Dica: Ao subir escadas, já recomendado em outras dicas, contraia o abdome, também ao tomar banho e no carro com o sinal (ou semáforo) fechado. Não se esqueça de controlar sua respiração.

Categoria: Atividade Física




Comentários