Sal na Medida Certa
- Dr. Eduardo Arantes

- 20 de jul.
- 1 min de leitura
O sódio, presente em 40% do sal de cozinha é fundamental para nosso equilíbrio hídrico e da pressão arterial. Atua também na condução do impulso nervoso e na contração muscular. Portanto, tem impactos no indivíduo saudável, no atleta e no doente.
A ANVISA recomenda 2.400mg de sódio por dia, ou seja, 5g de sal/dia. Aquele “saquinho pequeno” (parece redundante) tem 1g de sal e serve de parâmetro para esta quantidade. Nós brasileiros consumimos seis vezes mais sódio do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A quantidade ideal é 2 gramas de sódio ou 5 gramas de cloreto de sódio, o famoso sal de cozinha, por dia. No Brasil, o consumo médio de cloreto de sódio é de 12 gramas por pessoa.
Os alimentos industrializados, como macarrão instantâneo, nuggets de frango, hambúrguer de carne, queijo parmesão, bacon, pão francês, bolo de chocolate pronto, bolacha de água e sal, entre outros são os campeões em sal.
Dica: Verifique os rótulos dos alimentos.
Dica: Vale a pena prestar atenção nos rótulos dos enlatados, embutidos, macarrão instantâneo, cereais em flocos e até em adoçantes e refrigerantes.
Cientistas da Austrália acrescentaram outra má notícia: sal em demasia engorda! Nosso organismo, especialmente pelo paladar, identifica com facilidade os alimentos mais gordurosos (mais calóricos). Assim optamos por escolher os menos gordurosos, mas quando ingerimos muito sal, esta percepção é prejudicada, consequentemente ingerimos mais calorias sem perceber.




Comentários