Saúde Vocal
- Dr. Eduardo Arantes
- 25 de mar. de 2020
- 1 min de leitura
Quase perdi minha voz numa cirurgia. Tive uma lesão no nervo que manda os impulsos para a corda vocal se movimentar e fiquei completamente sem voz. Graças a uma boa reabilitação fonoaudiológica, estou 100%. Houve uma influência de uma beata do Sul de Minas, mas conto esta história outro dia.
A voz é uma característica dos seres humanos. E como falamos! Com isto, problemas comuns podem surgir como a dificuldade em manter a intensidade da voz (lembrando que a voz normal não é monótona, tem variações na frequência e na intensidade), esforço para conseguir falar e rouquidão. Podem provocar ou agravar este quadro: ar condicionado (resseca a garganta), fumaça, poluição, barulho, ingestão de bebidas geladas ou alcoólicas, consumo irregular de água e estresse. Gripes, resfriados e rinite são inimigos da saúde vocal, além de algumas oscilações hormonais.
DICA: beba muita água.
DICA: evite ar condicionado.
Se você apresentar um quadro de rouquidão sem uma causa aparente, procure assistência médica rapidamente. A rouquidão associada a dificuldade para respirar, engolir ou engasgos frequentes são sinais de alerta. Fique atento também a variações no tom habitual da sua voz.
DICA: evite gritar e pigarrear.
Beber com moderação, manter uma alimentação saudável e regular e não fumar, são dicas canônicas.
Comments