top of page

Álcool

O ideal seria não beber ou beber o mínimo possível. Possíveis benefícios do álcool vão depender do seu histórico médico e de riscos individuais, mas mesmo assim nunca deveremos generalizar que o álcool, mesmo em pequenas quantidades, poderá ser benéfico para a saúde.


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo de álcool no nosso país supera e muito a média mundial. Entre os 194 países avaliados, o consumo médio mundial para pessoas acima de 15 anos é de 6,2 litros por ano. No Brasil é de 8,7 litros por pessoa por ano. Quase 30% a mais. Entre os homens, a taxa chega a mais de treze litros, enquanto para as mulheres é de apenas 4 litros. A cerveja lidera na preferência com 60% do total consumido.

Beber e beber muito no Brasil faz parte da vida social. Um grande risco para a saúde e a segurança de todos.


Além do alcoolismo, o álcool está relacionado ao desenvolvimento de outras 200 doenças. Como “destaque” neste rol, pode desencadear de forma mais rápida e mais severa algumas doenças como a depressão e o transtorno de ansiedade.


O álcool é responsável pela maior parte das internações por abuso de substâncias e é uma das grandes causas de hospitalização psiquiátrica no Brasil. Dados do Ministério da Saúde mostram que o álcool provocou 313 mil internações no SUS entre 2010 e 2013 gerando um custo de R$ 250 milhões.


Dica: Não tome saideira, pelo menos.


Sei que a dica acima parece loucura, mas não beber ou beber pouco parece sempre ser algo muito distante para boa parte dos bebedores.


Dica: Admita que haja um problema na forma como você usa a bebida.


Dica: Quer emagrecer, beba menos.

O álcool é muito calórico. Cada grama tem 7 calorias. Faça a conta de acordo com sua ingestão habitual de álcool. Uma latinha de cerveja (350 ml) tem 150 calorias e um chope (300 ml). Quando foi a última vez quer você tomou 10 chopes?


Desde a infância e depois, já como médico, proibimos a ingestão de álcool para as grávidas. Há um outro grupo de pessoas que também deveriam estar nesta categoria: os jovens!


Dica: Álcool zero para grávidas e adolescentes.

Comentários


COPYRIGHT © 2020 EDUARDO ARANTES. ALL RIGHTS RESERVED

  • Preto Ícone LinkedIn
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
bottom of page